1º Passeio TT Oliveira de Frades

1º Passeio TT Oliveira de Frades

🚙 Oliveira de Frades promove 1º Passeio Todo-o-Terreno

O Município de Oliveira de Frades vai realizar o 1º Passeio Todo-o-Terreno no próximo dia 08 de maio de 2022.

Este evento visa proporcionar o convívio entre os participantes e o contacto com as paisagens naturais do nosso concelho.

A concentração é às 8h00 da manhã, no Parque Urbano da vila. O passeio arranca às 9h00, com um reforço no Parque Pedra da Broa pelas 11h00.

No período da tarde decorrerá a partir das 15h00 uma demonstração TT em Pista de Obstáculos na Quinta dos Torneiros, em Oliveira de Frades.

Participe e viva este dia de adrenalina!

 Inscrições (até 30 de abril) / Informações:
eventos@cm-ofrades.pt

📞 +351 232 760 300

Programa

Precauções e Normas Básicas de Todo-Terreno

Na condução em estrada, a segurança do veículo e dos seus passageiros dependem essencialmente de uma regra fundamental: precaução. Na prática do Todo-o-Terreno, as dificuldades e os fatores de perturbação aumentam significativamente, exigindo uma preocupação acrescida com a segurança.
De seguida são apresentadas normas básicas que devem ser tidas em conta na prática do Todo-o-Terreno.

– Combustível
Antes de iniciar uma viagem ateste sempre o depósito.

– Os pneus
Num veículo Todo-o-Terreno os pneus encontram-se sujeitos a todo o tipo de agressões, pelo que é essencial que estejam sempre em perfeitas condições.

– Equipamento de apoio
Deve transportar sempre consigo algum equipamento básico para fazer face a qualquer situação imprevista. Instrumentos mais importantes: bússola, macaco hi-lift, guincho elétrico, pranchas, cabos de reboque, pá, pequena caixa de ferramentas, luvas de trabalho e pequena tábua de apoio ao hi-lift. Se viajar sozinho, situação pouco recomendável, é mais seguro levar um telemóvel ou um aparelho de rádio para, se necessário, solicitar ajuda.

– Cinto de segurança
É aconselhável circular sempre sob a proteção do cinto de segurança. Qualquer travagem brusca, um obstáculo oculto ou outra situação que desestabilize o veículo, pode ser suficiente para projetar os passageiros, e em especial o acompanhante, contra o para-brisas. Todavia, no Todo-o-Terreno, o uso do cinto de segurança é facultativo.

– Posição das mãos ao volante
É muito importante manter uma posição correta das mãos ao volante. Uma postura errada pode, em certas situações, causar ferimentos graves. As mãos devem prender o volante sempre por fora deste. Assim, no caso de ser necessário executar uma mudança de direção brusca ou de se registar uma pancada mais forte da direção, as mãos estão menos vulneráveis e encontram-se livres para recuperar o controlo do veículo.

– Leitura e perceção do terreno
Procure conhecer o terreno onde vai começar a circular. Faça um exame das condições do terreno e dos eventuais obstáculos que poderá vir a encontrar. Avalie o grau de dificuldade e risco de cada trilho. Se tiver dúvidas quanto à viabilidade da travessia, é preferível não arriscar.

– Transmissão
O modo de funcionamento da tração às 4 rodas difere de modelo para modelo. Em alguns casos é possível ativar a tração 4×4 em andamento, noutros é necessário imobilizar o veículo para realizar esta operação. Em todo o caso, a tração 4×4 só deve ser usada em pisos em mau estado ou escorregadios, sob pena de criar fortes tensões na transmissão e assim afetar a vida útil dos componentes mecânicos.

– Vidros e Antena
É aconselhável manter os vidros fechados e recolher a antena durante a travessia de zonas com uma vegetação alta e densa. Deste modo evitam-se, entre outros inconvenientes, danos na antena, golpes e arranhões na cara e investidas de insetos.

– Desatascar um TT
Se o seu veículo se atascar, independentemente do tipo de solo, pode ser contraproducente insistir em sair da situação só com a força do motor, pois o mais provável será atascar-se ainda mais. A solução, muitas vezes, é tão simples como esvaziar ligeiramente os pneus ou retirar alguma pedra que esteja a provocar o atascamento (ver capítulo 3 dedicado às principais técnicas de desatascamento)

– Travão-motor
É importante habituar-se a usar sempre o travão-motor em vez do pedal. Em caso algum deve circular com a viatura em ponto morto.

– Trovoada
Em caso de trovoada é mais seguro manter-se dentro da viatura, com os vidros fechados, numa zona baixa e afastada de árvores. Caso se encontre junto a um curso de água tenha cuidado com a subida brusca das águas.

Cartaz

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